Programa de Educação

O atendimento pedagógico ofertado conta atualmente com 224 alunos matriculados nos programas de Educação Infantil e Ensino Fundamental, sendo estes feitos no período contrário ao da Escola ou do Centro de Educação Infantil.

As crianças com Fissura Labiopalatal geralmente apresentam dificuldade para a articulação correta das palavras, o que gera uma deficiência funcional, causando até mesmo o isolamento social das mesmas, e isso perdura, em muitos casos, até a vida adulta.

A Fissura ou a Malformação Craniofacial é considerada uma Deficiência Física de caráter congênito, que traz para o indivíduo distúrbios graves na comunicação e, consequentemente, o comprometimento nas relações sociais. O trabalho pedagógico nesta área possibilita a promoção, permanência e o sucesso acadêmico do aluno.

Tendo em vista a perspectiva teórica da Psicologia Histórico Cultural, que considera a preponderância da linguagem para o desenvolvimento do psiquismo humano, compreendemos que a pouca comunicação pode acarretar o baixo desenvolvimento das capacidades psíquicas.

Assim, cabe ao trabalho planejado e sistematizado proposto nesta instituição, a orientação e a organização de situações educacionais que estimulem o desenvolvimento da linguagem e potencializem a comunicação, e esta, por sua vez, promoverá estímulos às funções mentais e cognitivas.

É válido constar também que a Deliberação CNE/CEB nº 02/03 propõe a oferta de Atendimento Educacional Especializado “aos alunos com necessidades educacionais especiais decorrentes de: dificuldades acentuadas de aprendizagem ou limitações no processo de desenvolvimento que dificultem o acompanhamento das atividades curriculares, ou não vinculadas a uma causa orgânica específica, ou relacionadas a distúrbios, limitações ou deficiências.”

A maioria das pessoas com Fissura Labiopalatal e/ou Malformação Craniofacial passam por um longo processo de reabilitação e devido às necessidades contínuas de locomoção de seu município de origem à Curitiba ou Bauru para a realização dos processos cirúrgicos e posteriormente a recuperação, ocorre o afastamento temporário da escola, ocasionando defasagem dos conteúdos. Os fatores orgânicos da Fissura Labiopalatal e/ou malformação craniofaciais são corrigidos com processos cirúrgicos, mas os fatores funcionais exigem mediação e a intervenção pedagógica, que pode proporcionar interações de qualidade e espaços que encorajem a criança para uma participação, superando dificuldades causadas pela nasalização da voz e pela introversão, entre outras.

É comum crianças com Fissura e/ou malformação craniofacial, apresentarem atraso no desenvolvimento da fala e problemas de saúde associados, como problemas respiratórios e otites com perdas auditivas temporárias. Estes problemas interferem negativamente nas habilidades de comunicação, atenção e entendimento de explicações coletivas na sala de aula, por exemplo. Portanto, a educação contribui nos aspectos funcionais da reabilitação da pessoa, pois mais do que uma deformidade estética, a Fissura Labiopalatal é responsável pela produção de dificuldades no desempenho de funções sociais e educacionais.

  • Programa de Educação Infantil: Estimulação Essencial – 0 a 3 anos
  • Pré escola – 4 a 5 anos
  • Programa de Ensino Fundamental – 6 a 16 anos
  • Educação de Jovens e Adultos – Acima de 16 anos
  • Serviço Itinerante
  • Brinquedoteca
  • Laboratório de Informática
  • Serviço de alimentação

  • Estimulação Essencial – 0 a 3 anos

    Propõe-se desenvolver no aluno as funções cognitivas e da linguagem por meio de intervenção pedagógica individualizada. A atuação do professor neste nível de ensino deverá ocorrer em um ambiente rico em estímulos, de modo a favorecer a gradual inserção da criança no mundo simbólico cultural abrangendo, portanto, situações que priorizem a linguagem expressiva e compreensiva, exploração sensorial, bem como a atividade motora. A relação social permite à criança entender que todo conhecimento é produzido socialmente e, portanto, tem um significado cultural e social.

    Pré escola – 4 a 5 anos

    O trabalho na Pré-escola tem o objetivo de promover na criança a aprendizagem e o desenvolvimento infantil, partindo de conteúdos fundamentados desta fase de desenvolvimento, oportunizando os interesses e conhecimentos já vivenciados pelos alunos. A partir da observação, identificação, classificação e análise dos elementos da realidade, a criança compreende a sua diversidade, as diferentes funções desses elementos, as relações de interdependência e transformações, aprendendo a descrever, a representar e registrar o que acontece. Essa relação social permite ao aluno entender que todo conhecimento é produzido socialmente e, portanto, tem um significado social. O atendimento é realizado uma vez por semana, durante duas horas, em grupos de 2 a 4 alunos, em horário contrário à frequência no ensino regular.

    Ensino Fundamental – 6 a 16 anos

    Acompanha e avalia o processo de ensino, atuando junto às escolas e aos pais, desenvolvendo atividades em todas as áreas do conhecimento objetivando a superação das defasagens pedagógicas. Este apoio é uma forma alternativa que visa dar suporte complementar ao trabalho realizado no atendimento de reabilitação, trazendo para os alunos motivação para a aprendizagem. Dentro da proposta pedagógica, o professor trabalha nas diversas áreas como: motora, cognitiva, afetivo-emocional e acadêmica. Realiza visitas periódicas à escola regular com o serviço itinerante, dando suporte à equipe pedagógica da mesma visando a permanência do aluno no ensino comum.

    Ensino Fundamental – 6 a 16 anos

    Acompanha e avalia o processo de ensino, atuando junto às escolas e aos pais, desenvolvendo atividades em todas as áreas do conhecimento objetivando a superação das defasagens pedagógicas. Este apoio é uma forma alternativa que visa dar suporte complementar ao trabalho realizado no atendimento de reabilitação, trazendo para os alunos motivação para a aprendizagem. Dentro da proposta pedagógica, o professor trabalha nas diversas áreas como: motora, cognitiva, afetivo-emocional e acadêmica. Realiza visitas periódicas à escola regular com o serviço itinerante, dando suporte à equipe pedagógica da mesma visando a permanência do aluno no ensino comum.

    Educação de Jovens e Adultos – Acima de 16 anos

    Considerando a realidade desta instituição, oferta-se o Apoio Pedagógico Especializado também a este aluno matriculado na EJA, uma vez que suas necessidades educativas especiais requerem uma oportunidade a mais no seu processo de ensino e aprendizagem. Ainda, levando em conta o longo processo de reabilitação por ocorrência da fissura labiopalatal, é comum alunos chegarem à idade adulta com este acompanhamento, muitas vezes, sem o seu processo de escolarização ter sido concluído, como é o caso de alunos que frequentam a EJA.

    Serviço Itinerante

    É o trabalho realizado junto às escolas de origem dos alunos, em que o profissional da Instituição comparece semestralmente às escolas ou sempre que for necessário e também encaminha um questionário de investigação acadêmica para o profissional que trabalha com o aluno na escola. A partir das informações obtidas, é possível ao professor intervir tanto com aluno como com o profissional que atua junto a ele no ensino regular. Sendo assim, o apoio itinerante funciona como uma “ponte” entre a escola e a Instituição Especializada, visando garantir o sucesso acadêmico do aluno.

    Brinquedoteca

    O trabalho de Brinquedoteca tem como objetivo auxiliar no desenvolvimento das áreas psicomotora, afetiva, social e acadêmica. Busca desenvolver a integração e a participação das crianças e adolescentes no convívio social através de brincadeiras dirigidas, jogos recreativos e intelectuais, dramatizações, danças, etc.

    As atividades desenvolvidas buscam trabalhar a psicomotricidade nos alunos a compreensão de regras nos jogos, estimulando a socialização, a qual contribui para o desenvolvimento da linguagem sócio emocional, através da interação com o grupo. São usados materiais que contribuem significativamente para que os alunos possam usufruir de um ambiente rico em estímulos e assim possam ser desenvolvidas suas capacidades e também um espaço para trabalho de suas emoções.

    Laboratório de Informática

    O Laboratório de Informática visa preparar o aluno para o manuseio de computadores e se familiarizar com os meios tecnológicos. Este trabalho proporciona ao aluno: identificar os componentes de microcomputadores e seus periféricos; usar adequadamente o mouse e o teclado; desenvolver habilidades tais como: abrir programas, acessar a internet, fazer pesquisas. São desenvolvidos trabalhos com jogos educativos, atividades educativas em consonância com os conteúdos estudados nas salas de aula, pesquisa sobre assuntos estudados na sala de aula usando a Internet; digitação de pequenos textos referentes a assuntos trabalhados em sala de aula.

    Serviço de alimentação

    São oferecidas às pessoas do turno matutino: café da manhã, lanche e almoço. No intervalo entre os turnos, para os alunos que permanecem na entidade são oferecidas frutas, bolachas, chá e/ou leite achocolatado. No período vespertino também é oferecido o lanche. São beneficiados todos os alunos e/ou pacientes matriculados na Instituição e seus acompanhante. O cardápio foi desenvolvido pela Nutricionista, sendo executada pela cozinheira e auxiliar de cozinha.