Programa de Saúde

Os atendimentos de alta complexidade (Procedimentos Cirúrgicos) são encaminhados para o Hospital de Reabilitação e Pesquisa de Anomalias Crânios-Faciais – HRAC em Bauru - SP e para o Centro de Reabilitação do Fissurado – CAIF – Curitiba - PR.

A área da Saúde abrange os seguintes serviços:

  • Fonoaudiologia
  • Psicologia
  • Pediatria
  • Enfermagem
  • Nutrição (voluntário)
  • Odontologia/Ortodontia
  • Serviço Social

  • Fonoaudiologia

    Objetiva a reabilitação da fala, voz, linguagem e motricidade orofacial através de intervenções específicas da área, bem como através de orientações à família sobre alimentação, postura de sono, higiene, funções de respiração, sucção, deglutição e mastigação, voz, fala, audição e linguagem, além de orientações pré e pós-cirúrgicas, realizando também encaminhamentos para outros serviços quando necessários.

    Psicologia

    É importante que se inicie o tratamento na recepção de Casos Novos, quando a família encontra-se sob o impacto psicológico e apresenta expectativas e ansiedades pela reabilitação. Este serviço proporciona suporte psicológico à família diante do nascimento do filho com fissura labiopalatal e/ou e malformação craniofacial, bem como o acompanhamento e orientação ao paciente e aos seus familiares acerca das dificuldades que possam surgir nas diversas etapas do desenvolvimento. O paciente necessita de acompanhamento ao longo de seu desenvolvimento nos aspectos emocional, sócio afetivo entre outros, bem como apoio a sua família, sendo que em casos extremos esta deverá participar do processo na forma de atendimento de casal ou terapia familiar.

    Pediatria

    Manutenção da saúde geral das crianças e prevenção de doenças, orientando sobre os cuidados básicos, para que a criança tenha condições clínicas de se submeter à cirurgia reparadora. Ainda esclarece aos pais quanto à alimentação, higiene, vacinação e acompanhamento no pré e pós-cirúrgico e sempre que se fizerem necessárias.

    Enfermagem

    Promover, manter e restabelecer a saúde dos pacientes, trabalhando em parceria com outros profissionais – médicos, nutricionistas e psicólogos, por exemplo. É responsável pela higiene, alimentação, administração de remédios e pelos curativos. No campo da saúde coletiva, atua em comunidades, na prevenção de doenças ou fazendo trabalho educativo. Realiza o planejamento, organização, coordenação, execução e avaliação dos serviços da assistência de Enfermagem; Presta cuidados diretos de Enfermagem a pacientes orientando para que a criança tenha condições clínicas de se submeter à cirurgia reparadora. Ainda esclarece aos pais quanto à alimentação, higiene, vacinação e acompanhamento no pré e pós-cirúrgico.

    Nutrição (voluntário)

    Orientar e avaliar, garantindo a realização das cirurgias reparadoras às crianças que, por vezes apresentam anemia e baixo peso. Prescrever dietas alimentares visando estabelecer padrões adequados para o sucesso do processo de reabilitação. Orientar os pais sobre a importância da amamentação natural e alimentação adequada para os usuários de acordo com cada caso. Acompanhar a equipe de cozinha no serviço de alimentação da APOFILAB, desenvolvendo cardápios mais nutritivos. Auxiliar na organização do trabalho realizado pela merendeira.

    Odontologia/Ortodontia

    Orientar as famílias quanto aos cuidados, higiene e dieta alimentar, bem como os procedimentos preventivos, curativos (aplicação de selantes, cariostáticos, restaurações, exodontias, profilaxia, polimento). Efetuar intervenção ortodôntico-ortopédica, visando corrigir os distúrbios e alterações das arcadas dentárias através da manutenção de aparelhos fixos e móveis.

    Serviço Social

    Interage com as famílias para que assumam o compromisso juntamente com os profissionais visando integrar, promover e valorizar a pessoa com fissura lábiopalatal e/ou malformação craniofacial. Mobiliza recursos da comunidade, visando o atendimento das necessidades para a realização da reabilitação. Realiza cadastramento das pessoas com fissura lábio palatal e seus familiares e avaliação socioeconômica. Atende e orienta individual e coletivamente; realiza visitas domiciliares. Ministra palestras aos familiares e a comunidade. Mantém estreita interação entre profissionais de diferentes áreas, no sentido de remover obstáculos que dificultem o tratamento. Atua junto a empresas e programas de e para a pessoa com deficiência na colocação dos usuários no mercado de trabalho. Organiza reuniões para orientação das famílias. Encaminhamento para outras especialidades. Participa de reuniões com outros profissionais da comunidade com objetivo de informar sobre outras ações da pessoa com fissura lábio palatal.


    Faça-nos uma visita, conheça nossa entidade, a equipe de profissionais, o Bazar Beneficente e os demais serviços oferecidos!

    Endereço:

    APOFILAB – Associação dos Portadores de Fissura Lábio Palatal de Cascavel

    Rua Helio Richard, 1790 – Bairro Claudete - Fone: (45) 3326-7986

    CEP: 85.811-220 – Cascavel – PR - E-mail: apofilab@gmail.com

    Contato: Sonia Maria Jimenez – Diretora